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segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

(TPC - Aulas nº 65 e 66)


Conteúdos

Cap 1.

1. Tipos de Conhecimento

Há 3 tipos de conhecimento:

• Conhecimento prático (saber - fazer)
Ex: O João sabe andar de skate.

• Conhecimento de objectos (descreve um objecto ou uma qualquer entidade)
Ex: O João conhece o presidente da república.

• Conhecimento proposicional (é algo que é verdadeiro ou falso)
Ex: O João sabe que D. Afonso Henriques foi o 1º rei de Portugal.


Existem
2. O conhecimento proposicional

2.1 Que condições são necessárias para haver conhecimento?

Para haver conhecimento tem que haver verdade, crença e justificação, sendo por isso como condições necessárias para haver conhecimento a existência da crença verdadeira justificada.


2.2 Formas de justificação do conhecimento

Existem 2 formas de justificar o conhecimento, sendo elas o conhecimento a priori (independentemente da experiência) e o conhecimento a posteriori (dependente da experiência).


Cap.2

1. O empirismo de David Hume

1.1 Impressões e ideias são o conteúdo do conhecimento.

Existem 2 tipos de percepções (conteúdos da mente):

• Impressões, que são imagens e sentimentos que derivam imediatamente da realidade; que são percepções vivas e fortes.

• Ideias, que são cópias ou imagens débeis das impressões

1.2 Tipos de conhecimento: relações de ideias e questões de facto

Existem 2 tipos de conhecimento segundo Hume:

• Conhecimento ou relação de ideias (estabelece relações de ideias), considera-se a priori pois não é preciso confrontar com a experiência.

• Conhecimento de questões de facto, considera-se a posteriori, visto que implica o confronto das proposições com a experiência.


1.3 Os conhecimentos de facto e a relação de causalidade.

Os conhecimentos de facto baseiam-se sobretudo no raciocínio indutivo e na relação causa - efeito.

Uma relação causal ou de causalidade é uma conexão ou ligação necessária entre acontecimentos, o que faz pensar que sempre que acontece (a) a consequência directa é (b) e que sem (a) não há (b), mas tudo isto não é um conhecimento de facto pois nós não podemos confrontar com a experiência um acontecimento que ainda não se deu (acontecimento futuro).


1.3.1 O problema da existência do mundo exterior.

Para Hume a nossa mente só conhece unicamente as impressões e ideias que derivam das impressões sensíveis, apesar de não acreditar que se possa justificar racionalmente a existência do mundo externo, Hume não nega a sua existência.

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