Recados e Imagens - Smiles - Orkut

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

(Aulas nº 63 e 64)


Actividade de consolidação 3 (pág. 193)

1. O que significa a ideia de causalidade, isto é, o que quer dizer a expressão "conexão necessária entre dois fenómenos"?
A ideia de causalidade significa que um certo acontecimento é causa de outro que o precede, ou seja, sempre que acontece (A) - um certo acontecimento causa do precedente- sucede necessáriamente (B) - acontecimento que precede a (A) -, ou seja, o primeiro é causa do segundo.

2. Assinale a passagem do documento 3 que mostra que não há experiência da relação causal entendida como conexão necessária.
TEXTO 3: "(...) E, numa palavra, tal pessoa, sem mais experiência, nunca poderia utilizar a sua conjectura ou raciocínio acerca de qualquer questão de facto ou certificar-se de alguma coisa para além do que está imediatamente presente à memória e aos seus sentidos (...)"

3. Segundo Hume, não podemos comprovar empiricamente a ideia de uma conexão necessária ou causal entre dois fenómenos? Porquê?
Porque apesar de no presente ou passado (A) ter sucedido a (B), não significa necessáriamente, no futuro que (A) suceda a (B), pois tal pode ou não acontecer , só a experiência o dirá.

4. Aquilo que a experiência nos permite observar é que dois fenómenos aparecem conjuntamente, um a seguir ao outro, repetidas vezes. Como é que inferimos - já que não a constatamos - uma relação necessária ou causal entre esses dois fenómenos? Será um conhecimento?
Segundo Hume nunca podemos ter a certeza de algo acerca de uma situação futura, logo de um determinado acontecimento não precede necessáriamente outro, pois tal pode ou não acontecer daí não ser um conhecimento, nós não podemos ter a certeza de algo que ainda não aconteceu (que não é um conhecimento), independentemente das probabilidades de tal acontecer.
Hume não negou o principio de não haver efeito sem causa, mas não se pode racionalmente justificar tal crença.

Sem comentários:

Enviar um comentário