Recados e Imagens - Smiles - Orkut

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A objecção de Edmund Gettier (TPC Aulas nº 55 e 56)


TPC: Ler pág. 158, de modo a ficar com umas noções.


Até Edmund L. Gettier (filosofo americano) , em 1963, apresentar os seus contra-exemplos, a teorica tripartida do conhecimento (crença verdadeira justificada) era aceitável.
Este, em 1963, publicou um pequeno artigo cujo título era « A crença verdadeira justificada é conhecimento?» e nele mostrou que a teoria tripartida do conhecimento não descreve adequadamente o conhecimento, visto que é possivel deduzir proposições verdadeiras de proposições falsas.

Os contra-exemplos de Gettier utilizam argumentos dedutivos, mas é possivel fazer o mesmo com argumentos não dedutivos.

Ex: O relógio da cozinha é sempre fiável e costumo utilizá-lo para ver as horas.
Hoje antes de ir para a escola vi as horas no relógio da cozinha e marcava 7:55h.
Daí pensei que eram 7:55h. O facto de o meu relógio da cozinha nunca me ter enganado , estando sempre certo, justifica a minha crença.
Embora, sem que eu soubesse o relógio ficou sem pilhas e parou no dia anterior precisamente às 7:55h.

Caso for este o caso, temos uma crença verdadeira justificada ( é ainda necessario que sejam, de facto, 7:55h) que não é um conhecimento.

Esquema Capítulo 1

2 comentários:

  1. Este esquema e esta explicação estão muito boas. Estou a estudar para o intermédio de filosofia e consegui perceber muito melhor através deste blog. :)

    ResponderEliminar
  2. olá boa tarde tudo bem ? tem exercícios e respectivas soluções da matéria ??estou um pouco desesperado porque se nao conseguir tirar um 10 nao conseguirei ir para a universidade, a materias tao dificeis ;S se puder ajudar agradecia..
    Boa tarde

    ResponderEliminar